Home / Peixes / Tangs / Yellow Tang

Yellow Tang

Yellow tang

Ficha Resumida

Nome Popular  Yellow Tang
Família Popular  Tangs
Nome Científico  Zebrasoma flavescens
Família  Acanthuridae
Origem  Indo Pacífico tropical e Havaí
Tamanho máximo  20 cm
Cuidados  Complementar a alimentação com algas.
Alimentação  Dieta variada com preferência por vegetais. Passa o dia raspando as rochas  a procura de algas, aceita espirulina, nori, acelga e alimentos  industrializados.
Reef Safe  Sim
Temperamento  Normalmente pacífico, pode se tornar agressivo com outros Zebrasoma  flavescens dependendo do tamanho do aquário e momento de  introdução.
Dimorfismo sexual  Quando adultos, os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas.
Compatibilidade  Veja Tabela

Informações Gerais

Peixe herbívoro que desenvolve gosto por outros tipos de alimentos com o decorrer do tempo, inclusive rações. Passa o dia à procura de algas pelo aquário e aceita bem nori, acelga, spirulina, alimentos industrializados e artêmia.

Este peixe é um dos mais comuns em nossos aquários e é praticamente unanimidade entre os aquaristas. Sua cor e personalidade ativa propiciam um agradável movimento aos nossos olhos.

São encontrados no Havaí, Indonésia e diversos outros locais do Indo Pacífico Tropical.
(Agbayani, 2008; Waikïkï Aquarium, 1999)

Sua vida em cativeiro costuma ser tranquila e longeva, desde que o tanque possua dimensões adequadas, sua alimentação seja variada e completa e os demais cuidados comuns sejam respeitados.

Tamanho mínimo do aquário: Recomendamos um aquário de ao menos 250 litros para esta espécie.

Em seu habitat natural costumam viver nos recifes de corais, em cardumes, entre 2 e 46 metros de profundidade, preferem águas sub tropicais, ligeiramente mais frias que o comum, algo em torno de 21º Celsius, mas também são comumente encontrados em águas tropicais.
(Agbayani, 2008; Waikïkï Aquarium, 1999; Reynolds and Casterlin, 1980)

Cardume Yellow Tang

Estudos indicam que podem viver até 30 anos na natureza e até 10 em cativeiro.

Em 20 de Outubro de 2015, o Oceanic Institute publicou oficialmente o primeiro caso de sucesso na criação em cativeiro desta espécie. Já haviam sido ventilados outros estudos, porém, este foi o primeiro caso documentado de maneira clara e formal. A notícia ganha importância maior devido ao Yellow Tang ser o primeiro peixe criado entre toda a família dos cirurgiões.

Yellow Tang – Criação

 

Descrição

Peixe de formato oval, cor amarela vibrante, nado sinuoso e elegante. Possui uma lâmina na nadadeira caudal que é usada para ataque e defesa. Podem atingir os 20 centímetros e quando adultos, o macho se apresenta ligeiramente maior que a fêmea.

Yellow Tang – Em detalhe

Agressividade

Não costuma ser agressivo, mas este comportamento pode mudar com peixes da mesma família que venham a ser introduzidos posteriormente à ele. No geral é pacífico e vive bem com quase todas as espécies.

Não ataca, nem se alimenta de corais.

Sobre Henrique Almeida

Veja Também

Dottyback Diadema / Diadem dottyback

Índice1 Ficha Resumida2 Informações Gerais3 Descrição4 Agressividade Ficha Resumida Nome Popular Dottyback Diadema / Diadem …

4 comments

  1. Vale notar que em seu habitat original, o Havaí, existe uma forte corrente de ambientalistas em favor da total proibição da coleta do YT. Daí a importância, para todos os peixes mantidos em aquários marinhos mas para esta espécie em particular, do sucesso nas primeiras tentativas de reprodução em cativeiro.

  2. Parabéns! Muito bem feita.

  3. João Fernando Martins

    :clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

Deixe uma resposta

Facebook

css.php