Home / Artigos / Reduzindo o ruído da queda d’água

Reduzindo o ruído da queda d’água

Sabe aquele barulho de ralo ou cascata? Saiba as formas para resolvê-lo.

Esquemas de encanamento para a descida de água visam, via de regra, reduzir ou eliminar o barulho causado ou pelo turbilhonamento da água nos canos ou pela sucção.

Para saber sobre as formas de descida de água, visite o nosso artigo sobre overflow.

Durso

Sistema descrito neste site oficial que levou o nome de seu proponente, Richard Durso, e que consiste basicamente em um tubo de descida com um tipo de ‘J’ invertido em sua extremidade superior, conforme o desenho abaixo:

01_overflow13A figura seguinte mostra duas montagens diferentes: ambas usando caixas de coleta interna, porém uma delas com o tubo de descida montado dentro do aquário (furo no fundo) e a outra usando o tubo externo (furo na parede traseira):

02_overflow14

O detalhe que permite o funcionamento silencioso e seguro não aparece direito nas fotos, e trata-se de um furinho no cap (tampa superior) do tubo, com uma mangueira e torneirinha conectadas para se poder regular a entrada de ar:

A figura a seguir mostra o detalhe da torneirinha:

03_overflow15

Bean Animal

Criação de Willam Burnett. A origem do termo tem uma explicação curiosa.

O termo Bean Animal, em sua origem, é apenas um erro de interpretação: em 1985, William Burnett tentou estampar a frase ‘Be an Animal’ em uma camiseta para luta livre, e as duas palavras iniciais ficaram muito próximas, levando as pessoas à falsa leitura de ‘Bean Animal’.

O autor do termo incorporou o apelido e criou um website para projetos DIY, sendo o primeiro deles um sistema de overflow que ficou famoso com este nome. Essencialmente trata-se de uma caixa de coleta tomando toda a parede traseira do aquário, usando tres tubos de descida: um deles é o ladrão (emergência), outro o sifão principal, e o terceiro um complementar. O princípio de operação é que se mantenha um fluxo laminar dentro dos dois tubos operacionais; o principal carrega a maior parte da descida, enquanto que o complementar serve como regulador. Segundo Barnett, se a água consegue descer pelo tubo formando um fluxo laminar, não ocorrem os ruídos comuns de sifão até a lâmina da queda dentro do tubo atingir aproximadamente 1/4 da seção do tubo. A partir daí o fluxo tende a ser irregular, capturando bolhas de ar na descida e gerando o ruído. Portanto, o segredo do sistema está em se conseguir manter o fluxo laminar.

Outra vantagem deste sistema é o fato de ocupar toda a largura do aquário, permitindo que a lâmina de água que vira sobre a borda da caixa de coleta seja bem fina, evitando a passagem de animais, algas e outros detritos. Qualquer filme de óleo é escoado rapidamente da superfície da água.

04_overflow16

Stockman Standpipe

Variação do sistema Durso que ocupa menos espaço, resolve situações onde a caixa de coleta não acomoda o ‘J’ invertido daquele sistema. Em essência, consiste em um tubo fechado com um cap (um pequeno furinho é feito no cap para regular a entrada de ar), onde são feitas aberturas para entrada da água (furos ou corte retangular), coberta por uma luva invertida. Comparado com o Hofer Gurgle Buster, a luva é montada em posição invertida. É descrito em detalhes neste site.

Esta montagem ficou interessante por ter sido usada uma luva transparente, mostrando um raio X do sistema:

Hofer Gurgle Buster

Dispositivo derivado do Stockman Standpipe, é descrito em detalhes neste site.

 

06_overflow1807_overflow19

Herbie Overflow

08_overflow20O sistema Herbie Overflow foi supostamente inventado por um membro do Reef Central chamado Herbie, de onde surgiu o nome. Trata-se de um sistema de direcionamento da água coletada por uma caixa externa ou caixa interna para o sump. Composto de dois tubos, um deles o dreno principal, que fica submerso (tubo da direita na imagem, com a válvula entre o display e o sump), e um tubo mais alto que faz a função do ladrão (à esquerda na imagem). Basicamente o sistema baseia-se em regular o fluxo pelo dreno principal através de uma válvula de modo que o nível da água mantenha-o submerso, e portanto sem ruído de sucção. O nível máximo da água na caixa coletora pode ser tal que ainda caia um poco de água em fluxo laminar pelo tubo do ladrão. Este deve ser dimensionado de tal forma que dê conta de todo o fluxo de água da subida, no caso de um entupimento do dreno principal.

Recomenda-se que o dreno principal seja dotado de uma grade, para evitar que algum animal ou detrito possa entupir a válvula mais abaixo.

 

Sobre Walmyr Buzatto

Veja Também

Dottyback Diadema / Diadem dottyback

Índice1 Ficha Resumida2 Informações Gerais3 Descrição4 Agressividade Ficha Resumida Nome Popular Dottyback Diadema / Diadem …

Deixe uma resposta

Facebook

css.php