Home / Artigos / Aragonita Oolite

Aragonita Oolite

Muitos já ouviram falar o nome ‘oolite aragonite’ como mais um substrato, composto de grãos com o formato aproximado de um ovo, e tamanho da ordem de milímetros de diâmetro. Como estes grãos são formados, e de onde vêm?

Em uma região (única?) nos oceanos, onde água fria e rica em CO2 atinge, pelo movimento das marés, um local raso e ocorre um aquecimento rápido, o CO2 não consegue ser dissipado na atmosfera, e ocorre um aumento na saturação de carbonatos. Estes se combinam com o cálcio dissolvido e cristalizam na forma de CaCO3 sobre partículas em suspensão, em geral grãos microscópicos de areia. Através da repetição deste fenômeno a cada maré alta, camadas sobre camadas de CaCO3 vão sendo formadas sobre estes grãos, que vão crescendo em tamanho, levando cerca de 1 ano para atingirem o diâmetro de alguns milímetros. O movimento das marés e das ondas garante movimentação das dunas deste depósito, garantindo a regularidade do formato e do tamanho.

Esta região está situada no Caribe, nas Bahamas, e parece ser o único local em todo o mundo atual com esta geração contínua de sedimento neste formato, que contém CaCO3 em forma quase pura. Muitos depósitos de rochas e solos compostos de oolitos formados em outras eras são conhecidos mundo afora e também explorados comercialmente. Vejam o tópico sobre isto na Wikipedia.

01_Bahamabank-L

02_Bahamabank

Estes grãos provém de uma praia de Joulters Cay, nas Bahamas:

Este substrato é extraído em grande escala, sendo usado também em aquarismo. O tamanho e formato é especialmente adequado para formação de colônias de bactérias responsáveis pelo ciclo do nitrogênio. É também muito bom para gobies filtradores.

 

Sobre Walmyr Buzatto

Veja Também

Dottyback Diadema / Diadem dottyback

Índice1 Ficha Resumida2 Informações Gerais3 Descrição4 Agressividade Ficha Resumida Nome Popular Dottyback Diadema / Diadem …

Deixe uma resposta

Facebook

css.php