Home / Artigos / Skimmer é realmente necessário?

Skimmer é realmente necessário?

Série Desmascarando Mitos:

“Skimmer é necessário para manter corais e peixes saudáveis?” 

Nesse artigo, da série “Desmascarando Mitos”, Tim Wijgerde, & Arjen Tilstra discutem se isso pode ser considerado verdadeiro.

Por Tim Wijgerde, & Arjen Tilstra Artigo publicado originalmente na Advanced Aquarist em Fevereirio de 2014, traduzido, com autorização dos autores e da Advanced Aquarist, por Ledo Daruy Filho e Walmyr Buzatto

Você conhece belíssimos aquários sem skimmer, com skimmer subdimensionado, com skimmer hiperdimensionado, e com skimmer dimensionado conforme indica o fabricante.

É correto dizer que skimmer, ou fracionador de proteínas, é uma inovação que tornou possível o cuidado de corais como praticamos agora. Hoje a maioria dos aquários marinhos tem um skimmer como seu principal filtro, algumas vezes apoiado por filtros fluidizados, filtros UV, substratos e bio-filtros. Muitos argumentam que sem um skimmer é impossível manter corais e peixes saudáveis. Conquanto seja mais difícil, não é de fato impossível. Alternativas aos fracionadores de espuma existem, embora eles sejam considerados ineficientes, imprevisíveis, trabalhosos e tomem muito de nosso tempo. Isto inclui Substrato Profundo de Areia (DSB, em inglês), no qual bactérias heterotróficas removem nitrogênio; o Filtro de Algas (ATS, em inglês), que permite a exportação de nitrogênio e fósforo através do crescimento controlado de algas; reatores de enxofre, nos quais bactérias autotróficas removem nitrogênio; e DyMiCo (Dynamic Mineral Control), um sistema mais avançado de DSB controlado por computador com injeção ativa de fonte de carbono. Alguns aquários chegam a rodar sem qualquer filtro ativo, e dependem de trocas de água regulares. Estes são em geral aquários (bem) pequenos, o que permite TPAs regulares. Embora um skimmer não seja essencial, é uma opção de filtragem recomendada para a maioria dos hobistas, que preferem densidades altas de animais e baixa manutenção.

Este aquário de 500 litros com corais saudáveis está conectado a um tanque de cultura com um reator DyMiCo instalado nele. Exceto por algumas cianobactérias no painel traseiro, este aquário está indo muito bem (imagem: T. Wijgerde).
Este aquário de 500 litros com corais saudáveis está conectado a um tanque de cultura com um reator DyMiCo instalado nele. Exceto por algumas cianobactérias no painel traseiro, este aquário está indo muito bem (imagem: T. Wijgerde).

Sobre Walmyr Buzatto

Veja Também

Dottyback Diadema / Diadem dottyback

Índice1 Ficha Resumida2 Informações Gerais3 Descrição4 Agressividade Ficha Resumida Nome Popular Dottyback Diadema / Diadem …

Deixe uma resposta

Facebook

css.php